Autenticação de Documentos
O que é?
É o ato em que se confere a uma cópia (“xerox”) a mesma validade da documentação original, recebendo dessa forma a designação cópia autenticada. O Tabelião/Escrevente atesta que a cópia autenticada é fiel, idêntica ao original, sem rasuras, e por isso, tem a mesma validade que ele.
 
Como é feita?
A parte interessada apresenta ao cartório um documento original e solicita ao funcionário que dele sejam tiradas as cópias autenticadas. 
Tira-se o "xerox" deste documento e atesta-se, na própria cópia, que ela é idêntica ao original apresentado. 
Isto é feito por um escrevente, que é o funcionário do cartório. Ele confere a cópia com o original, põe nesta um selo de autenticidade, carimba-o e o assina. 
Caso a parte traga a cópia tirada por outro estabelecimento, deve obrigatoriamente trazer também o documento original, para que a conferência possa ser feita e assim, a copia possa ser autenticada.
 
O que é necessário?
  • Documento Original do qual as cópias serão autenticadas.
 
IMPORTANTE: 
NÃO SE PODE TIRAR CÓPIA AUTENTICADA DE OUTRA CÓPIA AUTENTICADA, SOMENTE DE DOCUMENTOS ORIGINAIS.
A cópia não pode ser autenticada sem o documento original.
 
• tiver rasuras 
• tiver sido adulterado por raspagem, "branquinho" ou lavagem com solventes 
• tiver escritos à lápis 
• tiver espaços em branco 
• for em forma de papel térmico (de fax) 
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